Como a pesquisa de palavras-chave SEO é um tópico muito extenso, dividi o guia em capítulos diferentes:
Cada capítulo era uma página diferente em meu site. Essa estrutura foi ÓTIMA para quem acessou diretamente a “página inicial” do meu guia.
ecommerce na primeira pagina do google
Mas digamos que você fez uma pesquisa por “ferramentas de palavras-chave”. E você acessou esta página:
Você provavelmente vai pensar: “Capítulo 6?”. Eu só quero uma lista de ferramentas… não um guia com vários capítulos.
E esse é um dos motivos pelos quais a página não teve uma boa classificação no Google. Então, no ano passado, decidi alinhar melhor a página com a intenção de pesquisa.
Primeiro, verifiquei os resultados da primeira página em busca da palavra-chave alvo:
E percebi que minha página não listava ferramentas suficientes. A maioria das pessoas que pesquisam “ferramentas de pesquisa de palavras-chave” deseja uma lista de mais de 10 ferramentas. Mas minha página apenas descreve as ferramentas X.
Em seguida, ajustei a página para que correspondesse à intenção do usuário.
Especificamente, virei a página de um capítulo do meu guia para uma postagem completa.
Essas mudanças relativamente simples aumentaram significativamente o tráfego de pesquisa orgânica para minha página… e me levaram ao primeiro lugar na classificação:
Google SERP – ferramentas de pesquisa de palavras-chave.